terça-feira, 23 de abril de 2013

Problemas da ¨Coluna Vertebral¨

       Olá amigos leitores!
 
Hoje falaremos sobre um problema que atinge grande parte da população que são os problemas de coluna, mas antes de começarmos temos que conhecer os componentes e como nossa coluna funciona, portanto agora teremos uma rápida aula de anatomia para ficar mais claro o porque dos problemas na coluna vertebral, vamos lá:
       A coluna vertebral é composta por 7 vertebras cervicais,12 vertebras torácicas, 5 vertebras lombares, 5 vertebras sacrais e o cóccix.
      

(Imagem da internet )
 
 
       Cada vertebra pode ter formas e tamanhos diferentes dependendo da região pertencente da coluna vertebral. Elas são formadas por um corpo vertebral, dois processos transversos, um processo espinhoso e 2 pedículos que unem o corpo vertebral aos processos transversos e a lamina que liga os processos transversos no processo espinhoso para formar o forame vertebral.
       Entre cada vertebra, iniciando entre C1-C2 e terminando em L5-S1, temos os chamados discos intervertebrais que são formados por um disco cartilaginoso, um anel fibroso e um núcleo pulposo.
       Temos também a região sacral onde não se tem a presença dos discos intervertebrais, devido a fusão de suas vertebras, e o cóccix  que é formado pela fusão das 4 vertebras.
 
         
                                                                                                   (Imagens da Internet)   

       No forame vertebral passa a medula espinal ou medula espinhal, que é um prolongamento do encéfalo se iniciando na junção do crânio com a 1ª vertebra cervical até a 1ª e 2ª vertebra lombar.
       Ela é responsável pelo transporte e distribuição dos impulsos nervosos para todo corpo, e no final deste segmento está a calda equina que recebe este nome pelo grande número de ramificações nervosas  locais, lembrando muito uma calda de um equino.


( Imagem da internet)
 
        Para sustentarmos toda esta estrutura é necessário alguns ligamentos como:
Ligamento longitudinal anterior (que fica na parte anterior do corpo da vertebra) e Ligamento longitudinal posterior (que fica na parte posterior do corpo da vertebra), ligamento supra espinhoso (que fica sobre os processos espinhosos), ligamento longitudinal interespinhoso (que fica entre os processos espinhosos) e o ligamento amarelo (que fica entre a dura mater e o periósteo).


(Imagem da internet)
 
     Para movimentarmos todas estas estruturas são necessários músculos,  sejam eles músculos estabilizadores (responsáveis pela sustentação do formato da coluna vertebral), que formam a camada muscular profunda, e os músculos motores (responsáveis por movimentar a coluna vertebral), que formam a camada intermediária e a camada superficial.
       Os principais músculos estabilizadores da coluna são:
Os mutifidos, que, segundo Palatanga et al(2000), encontram-se abaixo do semiespinhal e do eretor da espinha, na goteira entre os processos espinhosos e transverso das vertebras em todos os níveis. Sua função é produzir rotação bem como extensão e flexão da coluna em todos os níveis, possuindo assim um importante papel de estabilizadores. 
 
(Imagem da internet)

 
       Segundo Palatanga et al (2000), os interespinhais são músculos curtos, mais desenvolvidos na região lombar e cervical, onde consistem os feixes de fibras  musculares em cada lado do ligamento interespinhoso. Possui como ação a extensão da coluna cervical e lombar, tendo também o papel relevante de estabilização da coluna vertebral durante o movimento.
      Veja uma imagem dos músculos da camada intermediaria da coluna vertebral, que é uma camada intermediaria, tendo tanto função estabilizadora como motora na coluna vertebral.  
      
(Imagem da internet)


       Temos também a camada muscular superficial que é responsável pelo movimento da coluna vertebral. Veja imagens dos músculos superficiais: 
 
                 Vista posterior dos músculos motores superficiais da coluna.
                                             (Imagem da internet)
 
 

                       Vista anterior dos músculos motores da coluna vertebral
                                                (Imagem da internet)
 
Bom caros leitores, agora que temos uma noção básica de como nossa coluna funciona, podemos começar a falar de problemas posturais, suas causas, patologias mais comuns, observando sinais, sugestões de tratamento e condutas fisioterapêuticas para cada caso em especifico.
      Mais isso é assunto para outra postagem, e não se esqueçam, a ATLETIC LIFE Fisioterapia Integrada, tem como objetivo melhorar seu conhecimento, para que você não sofra no futuro.
Obrigado e até o próximo assunto que será ¨ESCOLIOSES, CIFOSES, HIPERLORDOSES.
      
 
      
      ATLETIC LIFE FISIOTERAPIA INTEGRADA